29 de maio de 2018
publicado às 15h22
CRISTALINA] Daniel do Sindicato colhe bons resultados na gestão, mas economia do país preocupa
Longe das futricas políticas e focado na gestão, o prefeito de Cristalina, Daniel do Sindicato resgata a confiança da população para resolver as inúmeras demandas do município. (Reprodução: Cidade de Cristalina/ Facebook)

Longe das futricas políticas e focado na gestão, o prefeito de Cristalina, Daniel do Sindicato resgata a confiança da população para resolver as inúmeras demandas do município. (Reprodução: Cidade de Cristalina/ Facebook)

Por Wilson Silvestre – A neblina que ofuscava a visão dos cidadãos cristalinenses sobre a administração do prefeito Daniel [do Sindicato] Sabino Vaz (PSB), aos poucos vai se dissipando. A população entendeu que existe um esforço da gestão para suprir demandas, muito delas à espera de solução há anos. Com isso, o conceito administrativo do prefeito junto aos mais variados segmentos da comunidade, deu um salto de confiança.

Atentos observadores da cena política local e regional, perceberam que Daniel ganha musculatura para embates eleitoral, tanto em 7 de outubro quanto em 2020. Desde que assumiu o mandato, o prefeito concentrou todos os seus esforços em atender demandas da população.

Manteve-se longe das futricas politiqueiras e focou somente na gestão. O resultado desta estratégia pode ser aferida caminhando pelo município. Com esta atitude, aplainou muitas demandas clamadas pelos cristalinenses. Hoje, o verbo ‘Fazer’ conjugado pelos céticos no tempo mais-que-perfeito (eles fizeram), está sendo largamente empregado no presente: “Nós fazemos”. Esta tem sido a frase mais empregada pelo prefeito aos seus auxiliares: “Tomem como exemplo o trabalho executado na área de saúde. Para muitos, era impossível atingir em pouco tempo o nível de serviços que estamos oferecendo à população”, orgulha-se Daniel.

Por conta destas ações exitosas, as pessoas que vivem em Cristalina e visitantes de outras cidades, percebem o quanto os serviços públicos prestados aos cidadãos no município melhoram. Todos estes avanços na melhoria da gestão, estão sendo realizados em meio a entraves econômicos em que vive o País. Portanto, são credenciais que permitem ao prefeito sentar-se à mesa dos poderosos de plantão, não como figurante, mas um protagonista no processo eleitoral em Goiás.

Questionado pelo blog se agora pode respirar mais tranquilo, Daniel avalia que avançou muito na melhoria da gestão, mas ainda está longe do que ele estabeleceu como o ideal. “Os desafios não cessam com investimentos, mas vamos avançando, cuidando acima de tudo das pessoas. Não adianta investir em infraestrutura se não cuidarmos da saúde, segurança e educação. Itens fundamentais em qualquer gestão, portanto quando passam por deficiências, atingem toda a população. Este tem sido meu foco permanente”.

Embora não fale sobre política e apoios, o instinto de sobrevivência neste serpentário, deixa Daniel em permanente estado de alerta. “Não vai ser fácil para o país, estados e municípios enfrentarem o cenário econômico que virá a partir do próximo ano”, pondera cauteloso. Esta preocupação é uma síntese das inúmeras conversas que o prefeito tem mantido com personalidades importantes no Congresso, no governo do estado e Governo Federal. “A crise de desabastecimento de combustíveis provocada legitimamente pelos caminhoneiros, e a consequente paralisia da economia do país, não é de agora”.

Daniel tem razão. Há anos que a população vem dando sinais que iria explodir sua raiva com o governo, principalmente a classe média e empreendedores. Corrupção sem controle no Executivo, Congresso, privilégios exacerbados, Justiça desmoralizada e um Ministério Público (federal e estadual) inquisidor, uma perfeita fervura para se começar uma revolta.

Notícias da área econômica do governo federal, apontam que o Produto Interno Bruto (PIB), projetado para 2018 em 3%, ou seja, uma leve brisa de crescimento, deve cair para modestos 2%. Adivinha quem vai padecer mais? Acertou quem disse: os municípios.

Estas preocupações estão nas agendas de todos os prefeitos brasileiros, no entanto, mesmo com estas dificuldades, Daniel deve oficializar nos próximos dias, um conjunto de ações de boas notícias para Cristalina. Conquistas para a população no âmbito da educação, energia, saneamento básico e infraestrutura.

Escreva um comentário