Rogério Rosso finca bandeira do PSD no Entorno

0

Na política não existe espaço vazio e muito menos a frase “cedo demais” para buscar alianças visando as próximas eleições. Seguindo esta cartilha, o líder do PSD na Câmara Federal, deputado Rogério Rosso não tira o olho da região metropolitana de Brasília. Rosso sabe que os 19 municípios que fazem parte da Ride, terão em 2018, algo próximo de 700 mil votos. Um capital político nada desprezível que, se bem trabalhado, pode desenvolver a região e aliviar a pressão econômica e política sobre Brasília.

Ao presidir na quinta-feira (24), em Valparaíso a primeira reunião itinerante deliberativa da Frente Parlamentar do Distrito Federal e Entorno (Fpride), Rogério Rosso apresentou detalhes das ações em tramitação na Câmara dos Deputados para o fomento do desenvolvimento da região.

“Para encontrar soluções, não adianta apenas ficar no Congresso Nacional. Precisamos ir aos municípios escutar os envolvidos e esse foi o objetivo aqui. A PEC que cria a Zona Franca da região metropolita já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça. Também aprovamos um projeto de lei complementar no Plenário, inserindo novos municípios para participar da região integrada. Essa proposição, inclusive, já está no Senado. Temos ainda vários outros projetos que adequam e vão transformar a região em uma das mais dinâmicas do país”, destacou.

O encontro reuniu cerca de cem empresários da região, além do vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana, prefeitos, vereadores e líderes de entidades do setor produtivo. Atento, Rosso colheu sugestões dos empresários e lideranças políticas para servirem de base de futuros projetos.

A prefeita de Valparaíso, Lucimar Conceição, elogiou a iniciativa do colegiado e disse que os projetos propostos vão ajudar no desenvolvimento da região. “O que precisamos é de desenvolvimento, de investimento público, infraestrutura, além da participação da iniciativa privada, para geração de emprego e renda, e melhoria da qualidade de vida da nossa população. Tenho certeza que, a partir dessa iniciativa,  teremos muitos frutos.”

O prefeito da Cidade Novo Gama (GO), Everaldo Vidal, lembrou que as ações de desenvolvimento da Ride vão reduzir os problemas sociais causados com a migração dos moradores. “Hoje, aproximadamente meio milhão de pessoas se deslocam do entorno para Brasília para trabalhar, e isso faz com que esses locais sejam cidades dormitórios. Trazendo a zona franca para o entorno, essas pessoas vão poder trabalhar onde moram, reduzindo os deslocamentos e melhorando o trânsito.”

O presidente da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Valparaíso, Etevaldo Silva, é amazonense e sabe como a zona franca instalada em Manaus (AM) foi importante para a região. Para ele, esse modelo vai beneficiar todo o Centro-Oeste. “Vai trazer investimentos para a educação, saúde, segurança, e grandes incentivos para que as empresas possam ajudar a todos.”

A frente parlamentar possui outras cinco reuniões marcadas em Vila Boa, Águas Lindas, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Formosa. (Com assessoria de impressa do PSD-DF)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AN