Na Europa, Marconi mostra potencialidades de Goiás

0
Governador de Goiás, Marconi Perillo chefia missão comercial na Europa para mostrar potencialidades do estado
Governador de Goiás, Marconi Perillo chefia missão comercial na Europa para mostrar potencialidades do estado

Na sexta-feira (16), em Madri, o governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) participou de sua primeira agenda na Europa.  Os demais compromissos serão na Alemanha, Bélgica e Holanda. Ele estará de volta ao Brasil no próximo dia 29. Durante a viagem, o vice-governador José Eliton assume o comando do Poder Executivo.

Entre os destaques da agenda do governador na Europa estão os Seminários de Negócios em Madri (Espanha), Berlim (Alemanha), Bruxelas (Bélgica) e Amsterdã (Holanda), ocasião em que Marconi apresentará os números e potencialidades da economia de Goiás. Em Madri e Bruxelas ele promoverá reuniões do Projeto Andorinhas, que tem como objetivo orientar o trabalhador goiano residente no exterior a planejar sua vida financeira, por meio da oferta de cursos, assessoria para abertura de micro e pequenas empresas, orientação para obtenção de crédito, entre outras ações.

O governador vai fazer das reuniões do Projeto Andorinhas agenda obrigatória das missões oficiais do Governo de Goiás no exterior. Outra novidade da Missão Europa é que, pela primeira vez, a comitiva de integrantes do governo, representantes de universidades e empresários atuará em frentes distintas e simultâneas de trabalho. Ele vai concentrar sua agenda nas reuniões em embaixadas, ministérios e outros órgãos públicos. Os auxiliares que integram a comitiva representarão Marconi nas atividades simultâneas.

No dia 23 de outubro, em Bruxelas, o governador recebe a Comenda da Ordem da Coroa da Bélgica, um dos principais títulos concedidos pelo rei Philippe Leopoldo Luís Maria a estrangeiros e belgas, pelos serviços prestados àquele país europeu. Um dia antes, Marconi e comitiva visitam os portos belgas de Liège e da Antuérpia, que têm interesse em ampliar a entrada da produção goiana destinada ao mercado consumidor europeu – atualmente, a principal porta de entrada é Roterdã, na Holanda.

Acompanham o governador a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira; a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi; o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer; o secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro; e o superintendente de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), William O’Dwyer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AN