Chico Leite: Integrantes do GDF estão obrigados a prestar contas na Câmara Legislativa

0

Do BLOG DO CALLADO – Durante reunião da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da Câmara Legislativa, nesta quinta-feira (19), o líder da Rede Sustentabilidade, deputado Chico Leite, cobrou a vinda, à Câmara Legislativa, dos ocupantes de cargos do primeiro e segundo escalões para prestar contas de suas ações. …

Deputado distrital Chico leite( Foto: Cãmara Legislativa)
Deputado distrital Chico leite( Foto: Cãmara Legislativa do DF)

Chico Leite é autor da Emenda à Lei Orgânica 62/2013, que dispõe sobre o comparecimento de secretários de Estado e dirigentes da administração pública direta e indireta do Distrito Federal perante a Câmara Legislativa ou suas comissões para expor assuntos de interesse de sua área de atribuição, por iniciativa própria, até o término de cada sessão legislativa, mediante entendimento com a Mesa Diretora ou a presidência de Comissão.

A discussão teve início após aprovação de requerimento de um convite ao presidente do Metrô para prestar esclarecimentos sobre a contratação dos candidatos aprovados para o cargo de segurança metroviário, proposto pelos deputados Chico Leite (Rede) e Prof. Reginaldo Veras (PDT). Chico Leite voltou a cobrar a elaboração de cronograma de comparecimento das autoridades para prestação de contas da gestão, conforme prevê a emenda à Lei Orgânica de sua autoria, para execução em 2016.

Foi aprovada ainda a realização de uma audiência pública e a convocação do secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago Andrade, para debater a situação do uso de áreas públicas nos terminais rodoviários do DF.

Chico Leite lembrou que prestar contas é obrigação de quem exerce cargo público e que a transparência é obrigação. “Se não quiser prestar contas, não assuma cargo público. Prestar contas é transparência”, destacou o líder da Rede.

O presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle, deputado Rodrigo Delmasso (PTN), acatou a solicitação do deputado Chico Leite e encaminhou à secretaria da comissão para que seja elaborado e apresentado já na próxima reunião um calendário de presença dos secretários do GDF, presidentes de empresas públicas, fundações e autarquias.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AN