Marconi Perillo, cidadão honorário do Rio de Janeiro

0

 

Por João Unes, do Rio de Janeiro (Jornal digital A Redação) – O governador de Goiás, Marconi Perillo, agora é cidadão carioca. Ele foi homenageado nesta sexta-feira (27/11), na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, onde recebeu o título de cidadão. A solenidade lotou o plenário Teotônio Vilela, do tradicional Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia.

Governador de Goiás, Marconi Perillo ao agradecer o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro: "O Rio é a cidade de encontros e abraços. Só ela consegue sintetizar a alma plural do brasileiro numa mistura pura, como um bom samba”
Governador de Goiás, Marconi Perillo ao agradecer o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro: “O Rio é a cidade de encontros e abraços. Só ela consegue sintetizar a alma plural do brasileiro numa mistura pura, como um bom samba”

Durante duas horas, políticos goianos e fluminenses se revezaram na tribuna para elogiar a carreira política de Marconi. “Neste momento complexo, temos de homenagear os políticos de caráter”, disse o deputado estadual e secretário Paulo Melo (PMDB), que representou o governador Luiz Pezão na solenidade.

Presidente da Câmara, Jorge Felipe disse que a homenagem é em reconhecimento “ao trabalho que o governador exerce em Goiás”.  Ele disse que Marconi é um dos políticos mais eficientes do País: “Em 16 anos, Goiás avançou 100 anos.”

O cantor e compositor Zezé Di Camargo, que integra a mesa, disse em seu discurso que tem um carinho imenso por Marconi e elogiou a gestão do governador tucano. “Quando se administra um Estado por quatro vezes, é sinal que se tem muita competência. Acompanho de perto o que Marconi faz em Goiás e, sem dúvidas, nosso Estado também está sendo homenageado aqui hoje.”

Anselmo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Goiânia, disse que “a capital goiana invadiu o Rio de Janeiro para homenagear Marconi”.

Deputado Hélio de Sousa, presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, marcou presença na solenidade e não economizou elogios aos falar da trajetória de Marconi. “O Rio, assim como Goiás, terá orgulho se ter Marconi como filho. Ele é um homem sério e muito trabalhador.”

HOMENAGEM – Na justificativa da concessão do título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro, o autor da proposta, vereador Marcelo Piuí (PHS), afirmou que “a vida parlamentar de Marconi Perillo foi marcada por intensa participação nos trabalhos legislativos, integrando várias comissões, dentre elas a de Constituição e Justiça, e relatando, dentre outros, o projeto sobre a profissão de Empregada Doméstica, o processo que resultou na cassação do mandato do ex-deputado Sérgio Naya e o que transformou em crime hediondo os delitos de falsificação de medicamentos e alimentos”.

A justificativa diz ainda que Marconi “foi eleito governador de Goiás e empossado em 1º de janeiro de 1999, marcando sua gestão pela implementação de importantes programas sociais e programas de incentivo ao desenvolvimento do Estado”.

A concessão do título de Cidadão Honorário cita ainda que “dentre os programas sociais que são destaques nas duas primeiras administrações de Marconi estão o Renda Cidadã (beneficiando com ajuda de custo a 150 mil famílias carentes), o Cheque Moradia (que ajuda a população pobre a construir e reformar casas), o Salário Escola, a Bolsa Universitária (132 mil universitários beneficiados), tarifas sociais de energia e água, apoio a creches, entidades e hospitais filantrópicos, o Banco do Povo (que financia pequenos empreendedores), o Lavoura Comunitária, o Tempo de Sanear de kits sanitários para famílias carentes”.

Ao agradecer a homenagem, o governador de Goiás falou do espírito hospitaleiro do Rio de Janeiro. “O Rio é a cidade de encontros e abraços. Só ela consegue sintetizar a alma plural do brasileiro numa mistura pura, como um bom samba. Nenhuma cidade é tão receptiva e calorosa para aqueles que chegam, vindos de todas as partes”.

“Estou muito feliz. Já era cidadão fluminense, em título outorgado em 2005 pela Assembleia, e agora estou muito emocionado com esta homenagem”, completou.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AN