Itaú toma em dezembro liderança da Caixa no ranking do BC de queixa contra bancos
O Bradesco manteve a segunda colocação no ranking de queixas em dezembro. A instituição recebeu 647 reclamações consideradas procedentes, o que levou o banco a receber 8,39 pontos, ante 9,17 pontos registrados em novembro. O Bradesco tem pouco mais de 77,025 milhões de clientes.
Na terceira posição agora está a Caixa. Seu índice foi de 7,89 pontos (12,57 pontos de novembro). O conglomerado recebeu 616 reclamações no mês passado e tem pouco mais de 78,011 milhões de clientes.
O HSBC voltou para a quarta posição, com 6,08 pontos em dezembro – em novembro, tinha ido para o sexto lugar com 5,50 pontos. A instituição, que conta com mais de 12,824 milhões de clientes, recebeu 78 queixas consideradas procedentes pelo BC.
Já o Santander, que estava na quarta colocação em novembro, conseguiu baixar para o quinto lugar ao receber 5,76 pontos no mês passado – 7,12 pontos em novembro. O banco espanhol recebeu 193 críticas em dezembro e conta com 33,500 milhões de clientes.
Reclamações
Em dezembro, o total de queixas feitas ao BC e consideradas com fundamentação caiu de 4.029 para 3.160. A queixa mais comum foi sobre irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, citada 294 vezes. Já a cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados ficou na segunda posição, com 280 críticas.
Os clientes reclamaram 255 vezes ao BC sobre débito em conta de depósito não autorizado pelo clientes e 250 vezes sobre a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma adequada. Outras irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, com 196 críticas, ficaram na quinta posição entre as reclamações.
Fonte: Estadao Conteudo