GOIÂNIA/Bittencourt erra menos e pode surpreender

0
Pré-candidato a prefeito de Goiânia, Luiz Bittencourt: construindo pontes e dinamitando adversários em defesa dos cidadãos
Pré-candidato a prefeito de Goiânia, Luiz Bittencourt: construindo pontes e dinamitando adversários em defesa dos cidadãos

Por Wilson Silvestre – O mantra de qualquer marqueteiro é o de que, “ganha eleição quem erra menos”. Diante desta constatação, a disputa dos pré-candidatos a desbancar o atual prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT) tem contornos bem claros das dificuldades de uns e facilidades de outros.

Começando pelo intempestivo deputado federal, Delegado Waldir Soares (sem partido?) que anunciou sua debandada do PSDB por “conduta antidemocrática na escolha do candidato a prefeito de Goiânia em 2016”, conforme disse ao Jornal Opção. Ele se referia ao critério de prévia — sugerida pelos tucanos — para escolha do nome que mais pode agregar aliados e votos.

Mesmo que vá para outra legenda (PR?), saiu batendo porta e terá dificuldade em compor uma aliança que viabilize sua candidatura. Com este gesto, os partidos que compõe a base de sustentação do governo Marconi Perillo, ficarão constrangidos em “pedir apoio” do governador para um candidato “hostil”. Então, fica combinado: tem voto, mas não têm aliados. Sendo assim, bate num teto como balão em aniversário de criança.

Ao deixar o campo livre para o também deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB) disputar com outro tucano, vereador Anselmo Pereira o direito de empunhar a bandeira da “modernização da gestão pública”, Delegado Waldir dinamitou todas as pontes que poderiam levá-lo aos aliados da base. Vecci deve ser o escolhido, mas também terá que carregar “o fardo da tal prévia”.

Enquanto isso, o deputado estadual do PSD, Virmondes Cruvinel Filho corre numa raia diferente: conversa com os mais variados segmentos da sociedade para consolidar seu nome. Ele sabe que o PSD deve bancar uma candidatura própria para se fortalecer em 2018, quando o jogo será mais acirrado. O partido terá que se apresentar como legenda forte e viável, se não, o projeto do supersecretário Vilmar Rocha de disputar o Senado, pode fazer água.

Sandes Júnior, o “Amigo da Gente” (PP), está como bêbado na pinguela: não sabe se atravessa o rio, no caso, fica no PP ou migra para outra legenda e tira o pé do barraco. Tudo vai depender do cenário nacional e de seu aliado Roberto Balestra. Eles sonham em retomar a legenda do senador Wilder de Moraes, mas é uma tarefa quase impossível de acontecer. Enquanto isso, eles conversam com outras legendas, principalmente o PR comandado por Magda Mofatto. Mas, se forem para o PR, dificilmente o sonho de Balestra em ser candidato ao Senado se concretiza. Este é o projeto de Magda.

Quem está mais seguro no meio do serpentário político é o ex-deputado federal Luiz Bittencourt (PTB). Dos postulantes a desbancar o PT da cadeira de prefeito da Capital, ele é o que menos tem cometido erros em sua estratégia. Conversa com todas as correntes da base aliada, se posiciona criticamente sobre a atual gestão do município e sinaliza que seu PTB tem projetos para Goiânia.

Saiu na frente de todos os concorrentes ao dialogar com os mais variados segmentos da sociedade, pontuar críticas aos adversários PT/PMDB e ocupar  espaços na mídia como nenhum outro pré-candidato. Bittencourt é um homem inteligente e sabe como ninguém que em política existe favorito, mas ninguém é imbatível. Joga duro com os adversários, mas como engenheiro civil, sabe construir pontes políticas para seguir avançando no território adversário.

Nesse jogo, Bittencourt acredita que o momento requer muitas conversas de bastidores e mais ainda de apoio popular, por isso trabalha de domingo a domingo ouvindo lideranças. Ele quer chegar na reta final empunhando a bandeira de modernização na gestão pública, mas tendo os cidadãos como beneficiário dessas transformações. Bittencourt tem consciência de que não é só governar uma cidade. É preciso pensar em mobilidade urbana, geração de empregos, moradia e qualidade de vida. É nesse jogo que Bittencourt sai na frente. Conhece como poucos a cidade, sua gente e seus problemas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AN