Cristalina rejeita continuidade da gestão Attié/João Fachinello

0
Vice-prefeito e pré-candidato à sucessão municipal de Cristalina, João Fachinello (PSDB): nas cordas do ringue de rejeição por conta dos erros da gestão Luiz Attié (PSD). A foto é da eleição passada quando firmaram aliança.
Vice-prefeito e pré-candidato à sucessão municipal de Cristalina, João Fachinello (PSDB): nas cordas do ringue de rejeição por conta dos erros da gestão Luiz Attié (PSD). A foto é da eleição passada quando firmaram aliança.

Por Wilson Silvestre – Nada pior para um líder acostumado com o beija mão é quando percebe que, aos poucos está ficando isolando politicamente, ao ponto de “nascer capim na porta” por falta de visitas, tantos dos amigos quanto dos que gravitam em torno do poder. Pelos informes de bastidores sobre o “chá de sumiço” que o prefeito de Cristalina, Luiz Attié (PSD) vem tomando, ele deve estar vivendo este calvário de fim de mandato.

Para seu grupo, trata-se de uma estratégia para alavancar a imagem de seu vice, João Fachinello (PSDB), pré-candidato ungido a disputar a cadeira de prefeito. Por enquanto, os eleitores não se animaram a “empurrar o caminhão de rejeição” que Fachinello dirige. Basta uma rápida volta pela cidade para perceber que “o povo de Cristalina quer ver o atual prefeito e sua turma, longe da prefeitura”.

Este sentimento coletivo de rejeição ao vice-prefeito Fachinello, não pode ser debitado só a ele, mas aos sucessivos gestos de menosprezo que o grupo do prefeito trata a população do município, principalmente o setor produtivo, mola propulsora da economia. Divorciado ruidosamente com a iniciativa privada, setor que mantém os altos níveis de empregos no município, dando sustentação aos avanços econômicos e sociais da gestão pública.

Sem saída a não ser optar pelo discurso urbano de que, “graças à moderna gestão Attié a cidade mudou”, foi levando o povo na conversa. De enganação e falsas promessas, o povo anda cheio por isso o pobre do João continua pregando no deserto. Ninguém acredita que ele vai concluir as obras do “mercador de ilusões” por uma razão simples: por que só agora, passados três anos do segundo mandato resolveram sair às ruas?

Vereador e pré-candidato a prefeito, Daniel do Sindicato (PSB): fé, honestidade e humildade como instrumentos de caminhada na construção de um novo modelo de gestão
Vereador e pré-candidato a prefeito, Daniel do Sindicato (PSB): fé, honestidade e humildade como instrumentos de caminhada na construção de um novo modelo de gestão

A população foi muito paciente com a dupla e vai dar o troco rejeitando o pobre do vice. A Cristalina que eles vendem nas redes sociais não é a mesma que o cidadão vê. Atendimento à saúde precário, ações política para melhorar a segurança só apareceram porque a oposição pressionou. Estradas para levar insumos às lavouras e escoar a produção, intransitáveis. Na cidade, além de asfalto ruim, até as faixas de pedestres sumiram sem contar a falta de infraestrutura na maioria dos bairros. Resultado: perderam apoio político e a confiança de todos os segmentos da sociedade cristalinense.

Tentar reverter esse desgaste com a eleição batendo à porta será uma missão quase impossível. Mesmo que anuncie melhorias em estradas, saúde e segurança como tem alardeado nas redes sociais, a perda de credibilidade na gestão dificilmente será resgata. Afinal, o eleitor cansou de mentiras e falsas promessas.

Enfraquecido por conta de seu padrinho político Attié estar nas cordas do ringue, João Fachinello tenta convencer a população de que ele merece ocupar a cadeira de prefeito, mesmo sem ter feito nada pelo município nos últimos três anos. O grupo que apoia Fachinello acredita que ele sendo do PSDB, tendo o controle da máquina pública e uma forte estruturara partidária, consiga reverter essa sangria de credibilidade e votos. Para eles, segundo uma fonte contou ao blog, ruas esburacadas, bairros sem infraestruturas, insegurança da população e saúde em pandarecos, podem ser revertidos nesses sete meses que faltam para a eleição. “São problemas pontuais que o vice-prefeito vai sanar no decorrer do debate político”, revela um escudeiro tucano. Sonhar não custa nada. Se eles pensam que podem transformar Fachinello num José Eliton, podem jogar a toalha. O vice-governador é uma máquina de trabalho enquanto Fachinello… devagar se vai ao longe.

Presidente da Câmara de Vereadores de Cristalina, Rosilvaldo Pelota (PSB): “É o melhor nome de nosso grupo, pois não carrega a arrogância típica de nossos adversários que estão na prefeitura
Presidente da Câmara de Vereadores de Cristalina, Rosilvaldo Pelota (PSB): “É o melhor nome de nosso grupo, pois não carrega a arrogância típica de nossos adversários que estão na prefeitura

A oposição ao grupo do prefeito liderada pelo jovem vereador mais votado do município, Daniel [do Sindicato] Sabino Vaz (PSB), tende a crescer à medida que as forças políticas vão se acomodando nos partidos por conta da ‘janela’ partidária. A contar pelo número de lideranças que procuram o vereador e pré-candidato a prefeito, o debate político será breve e definitivo a favor de Daniel.

As principais forças do agronegócio, lideranças religiosas, comerciantes e a maioria população de Cristalina, olham para o jovem vereador como um homem de confiança ao qual, querem somar forças. De fato, o histórico recente na disputa para deputado estadual, Daniel obteve só em Cristalina quase 10 mil votos.

Testado em pesquisas internas junto à população, Daniel emergiu como pré-candidato naturalmente. Baixo índice de rejeição, ficha limpa, morador de Cristalina, jovem e sem os vícios dos políticos tradicionais da cidade, fez dele o preferido para a missão. “Daniel, além de ser um homem moderado e conciliador é um vereador admirado por todos na Câmara. Sem dúvida, o melhor nome de nosso grupo para desbancar a atual gestão. É o pré-candidato que mais aglutina os segmentos econômicos e sociais de Cristalina, desde o mais humilde trabalhador aos grandes empresários. Temos certeza de que ele será um prefeito de verdade para nossa gente. Ele não carrega a arrogância típica de nossos adversários que estão na prefeitura”, atesta convicto o presidente da Câmara de Vereadores de Cristalina, Rosivaldo Pelota (PSB).

Homem ligado aos valores familiares e cristãos, Daniel tem sido comedido em suas palavras, principalmente quando o assunto é pré-candidatura. “Acredito que o povo de Cristalina anseia por mudanças. Este desejo tem refletido nas manifestações pelo meu nome, fruto de um trabalho junto aos mais variados segmentos da sociedade. Atribuo também a Deus os meus acertos. Ele tem iluminado meu caminho e as pessoas percebem isso. Sou agradecido pela confiança que nosso grupo deposita em mim e, com a ajuda de Deus e dos cidadãos de Cristalina, vamos vencer mais esta batalha”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AN