PRAGMATISMO] Marconi tende a passar longe de palanques onde a base política está dividida

0
Governador de Goiás, Marconi Perillo: das 11 cidades do Entorno, provavelmente só Formosa terá apoio explicito dele em palanque
Governador de Goiás, Marconi Perillo: das 11 cidades do Entorno, provavelmente só Formosa terá apoio explicito dele em palanque

Por Wilson Silvestre – Partindo do principio que é impossível agradar a todos, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) deve adotar o pragmatismo como arma para não favorecer A ou B, onde sua base política estiver dividida na disputa pela prefeitura. No Entorno de Brasília, cidades estratégicas como Valparaíso, Novo Gama, Luziânia, Cristalina e Planaltina, Marconi estão no radar dos tucanos, mas a tendência é o governador manter-se afastado dos palanques nestas cidades. Se ele subir, participar de uma reunião em Luziânia, por exemplo ao lado de Marcelo Melo (PSDB), vai melindrar o prefeito Cristóvão Tormin (PSD), aliado do governo e o presidente da legenda no estado, secretário Vilmar Rocha. Em Cristalina é a mesma situação. De um lado, Maks Louzada (PSD) rivalizando com Daniel do Sindicato (PSB) e na outra ponta, o aliado de primeira hora, João Fachinello (PSDB) que rompeu com a base do prefeito Luiz Attié (PSD). Fachinello diz em alto e bom som que vai até o final com sua pré-candidatura.

Em Valparaíso, o pré-candidato tucano Pábio Mossoró (PSDB), apadrinhado pela ex-prefeita e deputada estadual licenciada, Lêda Borges até agora não dá mostras de que pode vencer Afrânio Pimentel (PR), Plácido Cunha (PMDB) ou Ângela Pessoa (PSC). Especula-se que no frigir dos ovos, Vinicius Tavares (PSD) e Afrânio Pimentel podem se juntar, tendo Afrânio na cabeça de chapa e Vinícius ou Pábio como vice. Mas, os mais realistas acreditam que Lêda, não vai avalizar essa provável aliança nunca. Isso para ela seria como assinar sua sentença de morte política em Valparaíso. Entre as razões mais fortes, está o fato de que a pré-candidata a prefeita de Novo Gama, Sônia Chaves (PSDB), favorita na corrida pela prefeitura e rival de Lêda, apoia integralmente Afrânio Pimentel. Portanto, Marconi quando muito, só deve passar em Valparaíso pela BR-040.

Cidade Ocidental também virou terra de ninguém. Todas as siglas partidárias, aliadas ou não tem pré-candidato. Sem ninguém liderando com números expressivos na intenção de votos, todos se sentem com chances, incluindo a prefeita e pré-candidata a reeleição, Gisele Araújo. Justamente por ter a gestão mal avaliada é que apareceram  tantos pré-candidatos a desbancá-la da cadeira de prefeita.

Santo Antônio do Descoberto é outra cidade que a confusão é total. Com 11 pré-candidatos a prefeito até agora, só quadro despontam com chances: Doutor Adolpho (PMDB), Aleandro da Renascer (Pros). Clenilda Melquídes (PSD) e o prefeito Itamar Lemos (PDT) que, de tão desastrada a gestão, assim como Gisele em Cidade Ocidental todos acreditam que tem chances em virara prefeito, Dificilmente Marconi irá num serpentário desses.

Em Águas Lindas, o fiel aliado de Marconi, prefeito Hildo do Candango é o favorito para se reeleger, mas tem o ex-prefeito Geraldo Messias (PSC) nos calcanhares. Marconi não diz, mas pessoas próximas ao tucano garantem que ele torce para Hildo se reeleger. A oposição ao governo do estado, liderada pelo pré-candidato do PMDB, Ênio Tatico e DEM, ainda não é uma ameaça real, mas pode complicar a vida de Hildo. Nesse caso é bem provável que Marconi faça algumas rasantes para ajudar Hildo.

Planaltina de Goiás é outro município complicado onde Marconi deve manter-se à distância, já que os principais partidos aliados têm pré-candidatos, incluindo o atual prefeito, Eles Reis (PTC) que disputa a reeleição.

Uma cidade que certamente Marconi subirá no palanque é Formosa onde a disputa deve ficar entre Ernesto Roller (PMDB) e o grupo liderado pelo PSD. O atual prefeito Itamar Barreto desistiu da reeleição por motivos de saúde. No lugar dele deve entrar um nome de consenso, apoiado pelo governador e o secretário Vilmar Rocha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AN