Hildo do Candango quer Amab como protagonista das múltiplas demandas dos prefeitos da Ride

0
Prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango na posse como presidente da Amab: “O momento que o nosso país atravessa, exige dos novos gestores muita paciência e união de esforços para a superação das dificuldades”
Prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango na posse como presidente da Amab: “O momento que o nosso país atravessa, exige dos novos gestores muita paciência e união de esforços para a superação das dificuldades”

Por Wilson Silvestre – A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), engloba 22 municípios, sendo 19 de Goiás e três de Minas Gerais. Tem uma população estimada em 4,2 milhões de habitantes, sendo que a maior concentração populacional encontra-se na Região Metropolitana de Brasília (Rembra). Pela proximidade com a Capital do País, esta região teve nos últimos 30 anos um crescimento vertiginoso, provocando demandas por serviços públicos como água tratada, redes de esgoto, asfalto, moradia, saúde, educação e segurança, muito além da capacidade dos municípios. Embora esta pressão tenha diminuído com mais conquistas sociais e infraestruturas, novos desafios surgem como a crescente onda de violência, geração de empregos, busca por moradia e saúde.

Prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró: vice-presidente da Amab
Prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró: vice-presidente da Amab

Estes quatro itens tem sido os mais cobrados pela população, principalmente os de baixa renda. Como as despesas são crescentes e não cessam com a crise econômica, prefeitos da Ride buscam unificar pautas comuns na prospecção de recursos junto aos governos federal e estadual. Este espirito de união em torno de objetivos comuns, terá como ponta de lança, a Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab) como canal de interlocução junto aos governos federal, Congresso Nacional, Ministérios, Tribunais de Contas e instituições fiscalizadoras.

Prefeito de Alexânia, Allysson Silva Lima: secretário geral da Amab
Prefeito de Alexânia, Allysson Silva Lima: secretário geral da Amab

Ocupando a presidência da Amab pela segunda vez, assim como o seu segundo mandato como prefeito, Hildo tem noção que a tarefa será árdua, mas sente-se preparado para os desafios. “A união de todos os prefeitos dos 22 municípios da Ride, é uma demonstração de que nossos objetivos são comuns e visam conquistas coletivas para nossa gente. É esse espírito de união na busca de qualidade no atendimento à população, nossa força motriz na defesa de pautas municipalistas”, disse Hildo ao blog na sexta-feira (28).

O presidente da Amab tem noção que falta uma definição clara do papel dos entes federativos na prestação de serviços, principalmente saúde. Nos últimos anos, o governo federal tem celebrado convênios com os municípios em saúde e segurança, por exemplo, mas o financiamento da manutenção fica com as prefeituras. “Precisamos aprofundar esta discussão na divisão dos gastos”, conta ele.

Estes desafios são comuns entre a nova safra de prefeitos que administram estes municípios, por isso eles acreditam que, ao se unirem suprapartidariamente numa associação, podem conseguir mais espaços nas agendas dos governos federal e estadual. Pesou na escolha ao nome de Hildo três fatores: capacidade de trabalho, bons canais de interlocução com os governos federal e estadual e sua gestão inovadora em Águas Lindas.

Diante de um auditório lotado no Estádio Mané Garrincha por prefeitos da Ride e de outros municípios, Hildo falou das dificuldades de ser prefeito de uma cidade da Região Metropolitana de Brasília, mas que está preparado aos novos desafios. “Iniciamos uma nova luta hoje bem mais preparado do que quando fui eleito há quatro anos para assumir a Amab. Fico muito feliz e honrado por presidir uma associação tão importante como esta, que representa mais de 4 milhões de pessoas”. Reforçou mais uma vez a união de todos os municípios, pois “não adianta apenas esta diretoria buscar recursos e investimentos para nossa região. É necessário que estejamos unidos em prol do propósito maior que é a Ride”.

Hildo finalizou sua fala, agradecendo a confiança dos prefeitos ao elegê-lo presidente de uma associação importante no contexto estadual. “Para mim é uma honra poder representar todos estes municípios que, juntos, somam 25% da população de Goiás. A nossa região tem o seu valor e tenho certeza que juntos conquistaremos muitos investimentos para as cidades. Estamos empenhados em fazer uma gestão consciente e eficaz que trará inúmeros benefícios para as nossas comunidades”, disse Hildo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AN