Hildo do Candango dá um grande passo na qualidade de vida de Águas Lindas ao inaugurar moderno sistema de esgoto

0
Prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango (primeiro à direita) e assessores, visita a ETE conferindo detalhes para a inauguração
Prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango (primeiro à direita) e assessores, visita a ETE conferindo detalhes para a inauguração

Por Wilson Silvestre – Um bom gestor público, reconhecido, respeitado pelos cidadãos de sua cidade e citado como exemplo de gestor fora dos limites de seu município, tem como característica, humildade, aglutinar forças e somar ideias. Acrescente-se ainda não ficar na ‘zona de conforto do poder’, manter-se focado em seus compromissos junto aos cidadão, capacidade de governar para todos e não só para o grupo que o apoiou. E o mais importante de todas as virtudes: não ser corrupto. Estas são premissas dos gestores vitoriosos, mesmo em tempos de escassez de recursos e crise política no país.

A introdução acima é uma síntese do que pensa o prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango (PSDB). Sua trajetória política desde quando foi eleito deputado estadual em 2012, pelo PTB, teve e tem como premissa, contribuir na transformação de Águas Lindas. Hildo dedica toda sua energia para trazer melhorias ao município que, antes de sua chegada ao poder municipal, era tido como um dos mais violentos, atrasado, sem infraestrutura e corrupto do Entorno de Brasília. Nem água tratada existia e a distribuição em carros pipas, estavam nas mãos de poucos.

Hildo fez do sonho, uma realidade. Foi à luta, enfrentado críticas, impaciência da população que não acreditava mais na política como instrumento desenvolvimentista. Organizou o sistema de gestão, renegociou dívidas com os governos federal e estadual, permitindo o município celebrar novos convênio. Um deles, parado por falta de ação política e inadimplência da prefeitura, era o mais importante do município: Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Não tem como um prefeito buscar parcerias junto ao empresariado para instalar qualquer atividade econômica no município, se não existe o mínimo de infraestrutura, sendo água tratada, rede de esgoto, hospital e escolas, o mínimo de equipamentos públicos para atrair investimentos.

Nesta quinta-feira (22/6), Hildo do Candango, em companhia dos governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e de Brasília, Rodrigo Rollemberg (PSB), inauguração o novo sistema de esgotamento sanitário do município. Este é um grande salto na qualidade de vida da cidade e um passo para o futuro como referência de gestão vitoriosa.

A solenidade de inauguração será na sede da ETE. Além dos governadores Marconi Perillo e Rollemberg, autoridades municipais, estaduais e federais confirmaram presenças neste histórico marco na gestão Hildo do Candango. A ETE vai elevar o índice de tratamento de esgoto do município de 0% para o 85% de cobertura na cidade.

Hildo destaca a importância deste empreendimento para o futuro do município. “Esta obra é muito aguardada por toda a nossa população que anseia há anos pelo serviço. Estaremos incluindo Águas Lindas no seleto rol de municípios que possuem um moderno sistema de esgotamento sanitário, demonstrando o cuidado com o meio ambiente e com a vida de nossa gente”, afirma.

Nesta primeira etapa, serão efetuadas 17 mil ligações domiciliares que compõe a bacia sul do sistema, que abrange os setores Jardim Barragem I ao IV, Jardim Brasília, Mansões Águas Lindas, Mansões Pôr do Sol, Mansões Village, Pérola I e II, Jardim Pinheiros, Cidade do Entorno, Parque do Bosque, Embaixador, Setor Coimbra, Ilhabela, Jardim Oliveiras I e II, Guaíra I e II, Pôr do Sol e lago do Descoberto. Esta cobertura será feita de forma gradativa até atingir a meta estabelecida

Os moradores desta região já estão recebendo as notificações acompanhadas de um folheto explicativo das equipes do Consórcio Saneago/Caesb que autorizam a ligação e terão 90 dias a partir da data de recebimento para interligar os domínios ao sistema.

Reginaldo Silva, morador do Jardim Pérola II, já executou o serviço em sua residência e já está ligada a rede de esgoto. “Nós lutamos durante muitos anos para que a cidade tivesse este serviço. Minha casa já está ligada e nossa fossa será aterrada. Esta é uma grande conquista para a cidade e parabenizo o prefeito Hildo do Candango pelo empenho em tirar este projeto das gavetas e colocá-lo a disposição de todos”, disse Reginaldo. (Com Ascom PMAL)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AN