Hildo do Candango fala à comunidade acadêmica da UnB sobre desafios e perspectivas da Rembra

0
Prefeito de Águas Lindas e presidente da Amab, Hildo do Candango destaca em palestra na UnB, avanços na qualidade de vida na maioria das cidades da Rembra. (Ascom PMAL)
Prefeito de Águas Lindas e presidente da Amab, Hildo do Candango destaca em palestra na UnB, avanços na qualidade de vida na maioria das cidades da Rembra. (Ascom PMAL)

Por Wilson Silvestre – Devido ao acelerado crescimento urbano a partir da década 1980, a Região Metropolitana de Brasília (Rembra), conhecida popularmente como ‘Entorno’, tem sido um constante desafio para prefeitos, governos de Goiás e do Distrito Federal. Para alavancar o desenvolvimento econômico e social deste aglomerado urbano, composto por 11 municípios – a maioria gravitando em função de Brasília –, passou a ser prioridade no planejamento estratégico de governanças dos prefeitos.

Este novo olhar sobre uma região que era vista como problema quase insolúvel, carente de segurança, transportes de massa eficiente, assistência à saúde, educação, saneamento básico, asfalto e moradia, tem sido demandas permanentes na agenda dos prefeitos. Graças a este esforço de gestão, muitas cidades já desfrutam de uma melhor qualidade de vida. Casos de Valparaíso, Cidade Ocidental e Águas Lindas, Esta última um ‘case de sucesso na gestão pública’.

Por conta destas transformações e buscando difundir os avanços conquistados na região, o prefeito de Águas Lindas e presidente da Associação dos municípios Adjacentes a Brasília (Amab), Hildo do Candango (PSDB) proferiu palestra na Universidade de Brasília (UnB), quinta-feira (28/9) abordando as transformações na Rembra, organizada por meio de uma parceria entre a UnB e a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

A iniciativa da palestra visou promover uma reflexão sobre os desafios e boas práticas ligadas à governança territorial e as boas práticas desenvolvidas na Rembra. Participaram professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares e alunos da UnB. O prefeito detalhou os avanços em saúde, geração de emprego, infraestrutura e mobilidade urbana, principais gargalos que estão sendo constantemente debatidos pela Amab e os gestores dos municípios.

A palestra também contou com a presença do presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Lúcio Remuzat Rennó, da vice-reitora do Instituto de Ciência Social da UnB, Cristiane Girard, e da coordenadora do Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais, Ana Paula Bastos, representando a diretora do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Maria Lúcia Leal.

O prefeito Hildo agradeceu aos organizadores pelo convite e destacou a importância do debate sobre o desenvolvimento da Rembra. “Agradeço às equipes da UnB e da Codeplan pela oportunidade de apresentar aos presentes, informações sobre os avanços que estão acontecendo em nossa região e sobre a importância do desenvolvimento integrado da Rembra”. (Com Ascom da PMAL).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AN