José Vitti resgata confiança dos goianos na pluralidade de vozes no parlamento

0
Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, José Vitti: equilíbrio nos debates sem permitir a ‘funilização’ eleitoral (Ascom Assembleia Legislativa)
Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, José Vitti: equilíbrio nos debates sem permitir a ‘funilização’ eleitoral (Ascom Assembleia Legislativa)

Por Wilson Silvestre – Mesmo sob o ranger de dentes dos brasileiros, a crise econômica e política tem contribuído para gestar outros valores e inserir no debate de ideias, personagens até então fora das apostas políticas como parte do ‘primeiro time’. Líderes que exercem atividades empresariais, classistas e política, mas relativamente desconhecidos por uma grande parcela da população. Suas ações de alcance coletivo ficavam restritas ao meio em que militam ou, quando muito, nos municípios que representam.

Um destes personagens que emergiu com força, mostrando aos cidadãos estar preparado para contribuir na retomada dos investimentos necessários ao crescimento econômico e social dos municípios goianos, Goiás e o país é o deputado estadual José Vitti (PSDB).

Deputado em segundo mandato com quase 44 mil votos, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás é tido como um homem de palavra e diálogo, mas duro no resgate da credibilidade do parlamento junto à população. Mesmo os opositores mais aguerridos do governo, tem voz e vez nos debates mais acalorados.

Vitti mira seu olhar em cada região do estado, distinguindo suas peculiaridades, interesses econômicos e políticos. Para ele, os deputados falam em nome de seus eleitores, por isso não devem ter suas vozes cerceadas ou impedidas “por serem contra o governo”.

Quem acompanha o cotidiano do parlamento, sabe que Vitti tem muita habilidade, paciência e o diálogo como ferramentas ao arbitrar eventuais contendas entre oposição e aliados. Por experiência política, sabe que o nível banal acaba gerando desgastes e descréditos junto à população.

Com seu estilo democrático e plural adotado na gestão da Assembleia Legislativa de Goiás, Vitti busca o resgate da credibilidade do legislativo junto aos formadores de opinião e o cidadão. Suas ações transmitem à sociedade, a mensagem de que não existem conquistas econômicas e sociais sem o exercício político. Para tanto, o investimento na comunicação e transparência do poder que preside, vai além dos interesses partidários, governamental e de grupos econômicos.

Ele entende que os partidos, deputados, cidadãos e a mídia de um modo geral, instrumentalizam a informação visando dividendos individuais ou coletivos. Uma ‘escorregada’ numa votação ou na gestão burocrática, são suficientes para surgir um foco de críticas. Afinal, o legislativo é o poder mais democrático e aberto nos três poderes que sustentam a democracia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AN